domingo, 17 de outubro de 2010

Adeus prof. Gaiarsa

O psiquiatra José Ângelo Gaiarsa faleceu ontem pela manhã enquanto dormia e é sempre difícil se despedir sem nostalgia.
Mesmo quando é sabido que o importante é a obra e os rastros deixados, esse momento dá a sensação que um dos apoios foi retirado da caminhada.
Prof. Gaiarsa , com seu bom humor, idéias polemicas e atitudes apaixonantes ajudou a encontrar varias respostas e sinalizou novas direções para comportamentos alienantes.
No último encontro ele demonstrou uma nova abordagem pedagógica (até um pouco assustadora frente aos métodos tradicionais) e foi nesse projeto que trabalhava nos últimos anos; deixou aproximadamente 30 livros escritos e estava fazendo a revisão de um último sobre essa moderna pedagogia.

Da mesma forma que foi importante em momentos de escolhas difíceis, foi marcante também sua coragem em incentivar a descoberta de novos paradigmas para a educação e nos relacionamentos.
Durante anos de sua vida aproximou-se da cultura oriental com técnica inovadoras no tratamento das neuroses e outros sofrimentos mentais.
Fica nos corações de quem conviveu com ele sua graça irreverente, sua voz inconfundível, sua jovialidade, sua permanente disposição para amar, sua delicadeza tranqüilizadora e
a imagem de seu chapelão.

Fica aqui minha eterna gratidão a esse Mestre pela sua mão amiga e sábia, e a promessa que tentarei continuar repassando o que aprendi junto a ele.
Dedico à consciência do Dr. Gaiarsa onde estiver o último sermão atribuído a Siddharta Gautama, Buda Shakyamuni, para que reconheça rapidamente a Clara Luz e continue sua expansão para o benefício de todos os seres.

“Eu ensinei a doutrina sem fazer distinção a ninguém.
Sejam ilhas de vocês mesmos. Sejam o refúgio para vocês mesmos, não tomem ninguém como refúgio de vocês.
Sigam estritamente a verdade.
Não chorem, não se mortifiquem.
Por acaso não lhes disse que tudo que existe no mundo tem um término?
E é sempre assim, não pode ser de outra maneira. É a natureza de todas as coisas e das coisas que o homem faz.
Busquem a verdade, a salvação, a diligência, não esmoreçam na pratica desse caminho. Ficam meus ensinamentos que o corpo doutrinário.
Ficam as regras monacais para a estrutura da disciplina e fica meu exemplo para que vocês, também de per si, vivenciem-no.
Aferem-se fortemente à verdade e dela não se separem jamais. Sejam suas próprias luzes. Não se deixem guiar pelos ritos ou
qualquer pessoa que se diga mestre. Só há um caminho – a verdade. As palavras que ouvirem, vocês devem analisá-las detidamente para saber
se são corretas. Não se enganem e não se deixem enganar um só momento.
Eis tudo , é chegada a hora.”

Somos os autores da nossa vida

Como sempre, depende principalmente do nosso esforço pessoal fazer acontecer as mudanças na vida

Um comentário:

  1. Oi Maria Helena, fiz um blog em Homenagem ao Mestre Gaiarsa.
    Pesquisando na Internet, achei esse seu texto, vou colocar la no blog no link homenagens.
    Espero que vc fique horanda e te convida a participar. um abraço.
    http://palavrasdogaiarsa.blogspot.com/

    ResponderExcluir