domingo, 9 de dezembro de 2012

Três vendedores para evitar

Outro dia num jornal da manhã achei graça no que ouvi do diretor do SEBRAE; nesta época de Natal um alerta aos comerciantes: treinar seus vendedores para que evitem 3 tipos de comportamento: O vendedor robô ( tipo múmia automática) O vendedor peteca (que atende vários ao mesmo tempo) O vendedor chiclete (que vira uma sombra grudada) Todos nós acredito, já fugimos de vendedores com esse perfil; eles desmontam a compra, pelo menos pra mim, tiram minha vontade e paciência de escolher e decidir. Mas então, qual o perfil adequado? _ o vendedor com disponibilidade, interessado, que sabe o que está vendendo e minimamente honesto. Quem convive comigo comenta que em tudo vejo correlação com os estudos budistas.... Pois é...verdade mesmo. É que quando descubro uma idéia ou solução inteligente e coerente tento testá-la pelos princípios budistas para ver se “vingam” e se funcionam na minha vida de hoje. Assim Buda instruiu: ouça todos com interesse, veja o que é coerente, útil e compatível com o momento, use o ensinamento, o restante guarde para avaliação posterior. Assim... refletindo sobre o comentário do diretor do SEBRAE, pensei: E eu? Quantas vezes, como e com quem já fui uma pessoa robô, ou peteca ou chiclete? Honestamente... chorei e ri de mim , puxa que chata!!!!! Robô... com que não interessava tanto e estava empatando o caminho. Peteca...tentando agradar e ser reconhecida. Chiclete...para não ficar só, para não perder. E aí vêem os ensinamentos: Em primeiro lugar aprenda a sentir compaixão por você mesmo. Perceba: onde nascem esses comportamentos? – nas carências, nos medos. Tudo isso faz parte de nossa humanidade, está tudo certo; a gente faz o melhor que sabe. Calma... um dia seremos capazes de ser como o “ vendedor ideal”: Interessado na história e nas necessidades dos outros, sempre disponível para colaborar, com lucidez nas escolhas e honesto. Acho que é esse aprendizado que vou pedir para Papai Noel neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário