quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Encontrei Pasárgada

Vou embora pra Pasárgada Eu era pequena e meu único tio era grande, voz forte de advogado e na minha lembrança ele era rodeado de livros, poesias, discos clássicos, ele parecia bravo – não sei... Quando estávamos (os primos) muito agitados, punha todos no chão para brincar de lagarto imóvel e declamava; um dos temas era de Manuel Bandeira. Tantas décadas depois releio o poema, “reouço” na memória a voz forte de meu tio e percebo que o alívio desse refugio prometido encontrei finalmente dentro de mim mesma através da filosofia budista; igualzinho às metáforas, não era mentira pra criança ficar quieta...era verdade. Vou-me Embora pra Pasárgada Manuel Bandeira Vou-me embora pra Pasárgada Lá sou amigo do rei Lá tenho a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasárgada Vou-me embora pra Pasárgada Aqui eu não sou feliz Lá a existência é uma aventura De tal modo inconsequente Que Joana a Louca de Espanha Rainha e falsa demente Vem a ser contraparente Da nora que nunca tive E como farei ginástica Andarei de bicicleta Montarei em burro brabo Subirei no pau-de-sebo Tomarei banhos de mar! E quando estiver cansado Deito na beira do rio Mando chamar a mãe-d'água Pra me contar as histórias Que no tempo de eu menino Rosa vinha me contar Vou-me embora pra Pasárgada Em Pasárgada tem tudo É outra civilização Tem um processo seguro De impedir a concepção Tem telefone automático Tem alcalóide à vontade Tem prostitutas bonitas Para a gente namorar E quando eu estiver mais triste Mas triste de não ter jeito Quando de noite me der Vontade de me matar — Lá sou amigo do rei — Terei a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasárgada. ________ Vamos juntos?????

Nenhum comentário:

Postar um comentário