sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Natal e o FIB


A cidade já está agitada: musicas ecoando, pessoas buzinando mais do que o habitual, flocos de “neve” nas calçadas, programação de comidas e aproveitando a chuva dos feriados as compras já estavam a mil.

Paralelamente ouço comentários sobre essa sensação de estranhamento que antecede as festas de fim de ano.
Será que é a lembrança do que não foi realizado? das expectativas que não aconteceram ou aconteceram de outra forma ?

A palavra sofrimento citada no Budismo, na nossa cultura vem carregada de um certo drama de novela; o termo insatisfação traduz melhor essa sensação.

A insatisfação está diretamente ligada às nossas expectativas.... irreais.

Quanto menos expectativa, menos insatisfação.

E quem coloca a medida da expectativa é você mesmo(a) !!!!!!!

Por outro lado, a felicidade mais genuína é a satisfação.
Os vários prazeres, comidas, sexo, compras, viagens etc. são bons mas são somente uma parcela da satisfação.

Então...... se depende de você determinar o nível das expectativas, é você quem determina o teu FIB, teu índice de felicidade interna bruta!

Um comentário:

  1. Muito interessante o texto!
    Eu aprendi isso com minha irmã, que aprendeu com uma amiga dela:
    Você é quem levanta da cama e decide se o seu dia vai ser bom ou ruim. Se você levantar e decidir que aquele será um dia bom, ele será!

    Eu acho que está totalmente ligado ao FIB e ao que você quis dizer com o texto.
    Só uma coisa que creio que não entendi exatamente...
    Não podemos criar expectativas? Mas que tipo de expectativas? Todas?
    Eu não posso ter a expectativa de que vou passar na faculdade? Ter uma vida feliz?
    Se eu não tiver expectativas, o que vou fazer?

    ResponderExcluir