terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Como escapar das duvidas?

Durante o curso de meditação que realizei no CEBB SP encontrei uma história curta e simples para ilustrar o comentário desta semana sobre a ambigüidade das nossas vontades:

Uma garrafa cheia de água flutua no mar. Flutuando no mar, a água presente dentro dela se debate com uma dúvida terrível: se o vidro quebrar, eu me dissolvo nesse mar e desapareço; mas ao mesmo tempo sabe que ao se quebrar a garrafa, ela se tornará o mar e irá se ampliar.

Assim também são varias relações que vivemos, nos romances, nas amizades, no trabalho, na família etc: ao mesmo que queremos estar junto dissolvendo incondicionalmente as fronteiras, também tentamos preservar nossos limites na idéia que preservaremos nossa identidade, nossos espaços.

Nas paixões ( sejam elas o que forem), que tanto buscamos, a rigidez se dissolve e surge uma alegria misturada com esperança.
Passada a paixão, ambicionamos remarcar os territórios pessoais.

Somos seres que só nos realizamos nas relações; não existe sobrevivência isolada, dependemos de muiiiiiitas pessoas para garantir que nossas varias necessidades sejam satisfeitas, até mesmo o sentido da vida.

Todos temos o ideal do encontro.

Nascemos e automaticamente nos tornamos parte de uma imensa rede de cooperação e conexões; e....parece que o medo vem junto, as duvidas vêem junto.

Então.... seria o medo de se ampliar , se dissolver no outro, o medo da morte?

A única saída que vejo é perder corajosamente a rigidez e o orgulho e nutrir e “se dissolver” na amizade lúcida com tudo e com todos, experimentando acordos éticos a cada susto, treinando se comunicar sem julgar e “entrar” no mundo dos outros mas....SEM A SENSAÇÃO DA POSSE!

...aí é que mora a dificuldade.....

Afinal estamos todos no mesmo barco e viemos todos e tudo da mesma luminosidade que criou o Universo há 15 bilhões de anos, o sistema solar há 5 bilhões de anos, os homens há 20 000 anos e nossa forma de sociedade há apenas 5 000 anos.....ainda estamos no maternal da escola da convivência pacífica com nossas duvidas; então...vamos treinar com paciência e persistência.

No final tudo vai dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário