domingo, 1 de janeiro de 2012

Começar de novo e recomeçar com Maitri.

Retornando....nossas atividades em 2012 recomeçam nesta primeira semana de Janeiro: atendimentos individuais, encontros de quarta 18h30h e quintas 16h30 e uma novidade:

A partir de Fevereiro vamos fazer prática de lua cheia para ajudar a dissolver os obstáculos que impedem nossas realizações.

Estou bastante animada porque neste ano que começa vamos realizar novas experiências: recebemos vários livros de Lama Padma Samten e vamos treinar novas formas de meditação e reflexão a partir do treinamento que já comecei a receber no CEBB SP. Aliás...sua palestra está praticamente acertada para março.

Além disso vamos complementar os tópicos também com explicações do livro de Tich Nhat Hanh
“A essência dos ensinamentos de Buda”
Ed. Rocco




Você cultiva Maitri ?


Este período, do ano que terminou e este que está no comecinho, foi bastante movimentado; realizei mudanças significativas, algumas voluntárias outras impostas. Mas a vida é assim, impermanente: sabemos que tudo muda, tudo termina e outras coisas nascem; mas.............é dificil e ainda tento distrair as dores que os sustos deixaram, com elegância e muita sessões de meditação para serenar a mente ( ou pelo menos, tentar).

Vida nova; vamos aproveitar o que sobrou de bom, agradecer pelas experiências enriquecedoras, respirar fundo, chorar um pouco e olhar para novos projetos.

As escolhas são excludentes – cada vez que escolhemos uma estrada temos que ser valentes para abandonar as outras ......sem certezas confortadoras e assumindo a responsabilidade pelas decisões.
Aprender a lidar com a liberdade livre das amarras dos apegos, com os espaços amplos, com as saudades, requer esforço, bom humor, amigos, confiança no caminho e confiança interna, MUITA CONFIANÇA INTERNA!

Mas, se de uma lado meu coraçãozinho está triste ( como diz meu neto) por outro ele está fortalecido, porque me mantive coerente com os valores que quero compartilhar.
Nas mudanças compulsórias, vem um medo grande de enfrentar sozinha o novo e é nessa hora que vale à pena ter conhecimentos e refúgios para fortalecer o coração e não se deixar engessar pela covardia.

Repito varias vezes todos os dias: tudo está certo , mesmo quando não compreendo. Ajuda um pouco a se despedir dos doces sonhos, dos planos que poderiam ter sido e não serão mais.

Se sentir agredido, fazer outros se sentirem agredidos e agredirem, permitir que o ambiente e as relações agridam....vale à pena? Para que serve, além de envenenar a vida?
Atitude agressivas são o alarme da necessidade de mudanças urgentes.

E é aí que, mais que nunca, é preciso cultivar Maitri; segue abaixo um trecho do livro “Muito além do divã ocidental”, de Chogyam Trungpa :
.....................................
“O principal fator para a superação da agressão é desenvolver uma confiança natural em si mesmo e em seu ambiente, em seu mundo. No Budismo, essa confiança em si mesmo é chamada de Maitri. Maitri é a delicadeza e a amizade naturais consigo mesmo, o que sem dúvida inclui a delicadeza e a ausência de agressão nas relações com o mundo. Na verdade é possível cultivar a Maitri em si mesmo e nas outras pessoas: você pode cultivar suavidade e cordialidade. Quando você manifesta bondade para com os outros, eles começam, por sua vez, a descobrir uma cordialidade natural dentro de si mesmo.”
......................................
“Conta-se que certa vez, Ananda, o assistente pessoal de Buda resolveu entrar num longo período de jejum. Começou a emagrecer e a enfraquecer e não conseguia mais se sentar para meditar, até que o Buda lhe disse:”Ananda, se enão há alimento, não há corpo. Se não há corpo,não há dharma. Se não há dharma, não há iluminação. Portanto, volte a comer.”



Aguardo ansiosamente segunda-feira quando recomeço os encontros, porque cuidar das pessoas, se interessar pelos outros, estudar, treinar e descobrir soluções e explicações juntos ajuda a fechar o buraco que os sofrimentos abrem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário