terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Você se compromete com.....

No wikipédia:
Compromisso é a forma, pública ou não, de se vincular ou assumir uma obrigação com alguém, com algum objetivo. Há diversos tipos de compromissos, como por exemplo: compromisso religioso, compromisso amoroso, compromisso de negócios.
Compromisso é, portanto, uma responsabilidade adquirida em virtude de uma afirmação verbal ou escrita, feita por nós mesmos.
A expressão "ter um compromisso" significa estar ocupado em uma data, ou ter um vínculo ou acordo com alguém.
A palavra deriva de "promessa", ou seja, "com promessa". Quer dizer que quando há um compromisso há uma promessa.

Uma das ideias no filme “Os descendentes” é:
Estar junto é fazer a vida do outro um pouco melhor.

Nas cerimônias budistas para os casamentos se propõe que ambos se comprometam a incentivar e apoiar o crescimento espiritual um do outro, mesmo quando se separarem.
(Porque....todos vamos nos separar de alguma forma, algum dia)
A idéia do caminho espiritual fica mais clara quando pensamos espiritualidade como ampliação da compreensão de si mesmo, das situações e das relações ( familiares,sociais e com o meio ambientes)
Espiritualidade não está obrigatoriamente ligada à religiosidade; aliás.... acredito que é algo bem mais prático, é como vivo com respeito e atenção ao que se passa em mim e fora de mim.
Então essa idéia que o compromisso das convivências pacíficas seja simplesmente tornar a vida dos outros melhor é bem confortavel porque está ao alcance das nossas humanidades.
Tornar a vidas dos outros um pouco melhor além de ser uma ótima Filosofia de Vida, sinto que é a chave da pacificação de varios conflitos.
Tornar a vida dos outros um pouco melhor pode ser também uma forma de lhes devolver alegria e, por tabela e interdependência, para nós mesmos.
Até parece que poderíamos nos tornar agentes comunitarios da alegria!!!!!
Pensando nas relações de conflito que você vive (ou viveu): como seria pensar assim?????

Nenhum comentário:

Postar um comentário