domingo, 1 de setembro de 2013

Sabe de onde vêm os " made in china" ?

Thiago, meu neto de 6 anos, perguntou por que “tudo vem escrito made in china”? Então.....hoje o mundo consome esses produtos, sejam de boa ou má qualidade a preços bastante interessantes!!! Como um relógio de parede com design moderno, funcionando bem, com acabamento bonito pode ser feito na China, viajar essa distância, pagar impostos, dar lucro a todos os envolvidos e custar R$ 14,00 ??? Inocência é qualidade, Ingenuidade é burrice.....como será na verdade? Um trecho do livro “O monge e o filósofo” do monge tibetano Mattieu Ricard: Enquanto estou aqui falando com você, oito milhões de chineses cumprem de 10 a 15 horas por dia em mais de 1000 campos de trabalhos forçados, os laogais*. Um terço de certos produtos manufaturados exportados pela China vem desses campos. O dissidente Harry Wu, que passou 19 anos nos laogais, divulgou amplamente esses números. *Os laogai são campos-prisões de trabalhos forçados para detentos que foram julgados, na maioria das, sumariamente. Existem também os laojiao que são os campos onde trabalham prisioneiros detidos sem julgamento, por um período indeterminado. O mundo se rendeu ao consumo dos produtos chineses e as nações estão comprometidas com acordos econômicos baseados nesse consumo; é assim. Essa realidade me incomodou bastante, mas o que poderíamos fazer? Tenho uma sugestão que já estou aplicando: Quando descubro que o produto que estou usando vem da China, dedico o conforto que isto está me proporcionando às pessoas envolvidas na sua produção, para que possam encontrar a liberdade o mais breve possível, reconstruir suas vidas ou... que possam renascer num “reino” melhor !!!!! Que a lucidez reine onde há poder !!!! Até quando o mundo ficará impassível frente à exterminação dos nossos irmãos de humanidade ?????? Enquanto nossas consciências não se desarmarem, a solução será difícil. Pois é Thiago... não são só os tibetanos, senegaleses, taitianos, indianos, bolivianos, palestinos etc etc ....nossos irmãos chineses estão em serias dificuldades, vamos orar por todos eles. Que possamos trazer bem-estar a todos os seres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário