sexta-feira, 11 de julho de 2014

Dificil se defender

No susto com o final do sonho (????) do hexa brasileiro me lembrei das vezes que eu também cai em “roubadas”. Foi por ignorância? Com certeza! Foi por ingenuidade? Com certeza também. Sabe porque lembrei dessas “escorregadas”? Foi porque não tive a capacidade me defender, na prepotência de acreditar que iria mudar a situação, da falta de visão, da falta de humildade de reconhecer que o “inimigo” era mais forte...enfrentei e me danei. Só não me machuquei mais porque acredito que fui “protegida” pelas energias universais que se apiedaram da minha ingenuidade, ou foi por sorte mesmo. Porque.... ingenuidade é burrice, é falta de lucidez, é infantilidade. Quando a França levou o primeiro gol da Alemanha, ela percebeu seu tamanho e o que estava por vir, se trancou e evitou a humilhação de mais outros tantos gols. Brasil levou o primeiro, o segundo e... resolveu vencer o inimigo....total “sem noção do perigo”. O dia que reconheci na minha história a menina, a adolescente, a jovem e a mulher desprotegidas que fui... correndo riscos, viajando na solidão dos sonhos de felicidade, das promessas ilusórias...num exercício de auto-bondade consegui trocar as culpas por uma profunda compaixão. E é com essa compaixão que hoje olho para quem também está nessa “viagem” iludida. Essa capacidade de se defender para evitar o pior não é uma visão pessimista, é uma visão amadurecida e realista. Chega de romantismo ! chega de acreditar que as vacas podem voar! Aprender a se defender e como se defender com inteligência e autorrespeito é uma arte. Se o inimigo é mais forte, reconheça, recue e pense numa nova rota, numa nova abordagem ou aprenda a entregar o troféu para o inimigo; ....às vezes é preciso.... Jogos são apenas jogos, sem drama!!!! Mas nossa integridade moral e física faz parte de construir e manter nossa vida preciosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário