sexta-feira, 18 de julho de 2014

Saudade de quê?

Saudade é uma palavra que sugere um montão de lembranças, na maioria das vezes ( não me lembro de nenhuma vez que foi diferente) melancólicas. Penso sobre isso porque ouvi o violonista Yamandú Costa definir: saudade é uma dor que se acomoda. Decidi fazer uma lista das minhas saudades para entendê-las porque uma dor que se acomoda está prontinha para ser despertada....perigo à vista. Bem...sinto saudades de coisas boas , como se fossem lembranças emolduradas. Porque se forem saudades de coisas tristes não são saudades, são remorsos, contrariedades, carências, insatisfações etc. Na minha lista foram aparecendo: Saudades da luz e da paz de Campos do Jordão Saudades da comida da minha avó espanhola Saudades da inteligência curiosa da minha avó portuguesa Saudades das travessuras que fazia com meu avô Saudades do silêncio do claustro do colégio em que me criei Saudades da consideração que recebi de Mestres queridos ................ Agora, Você continua a tua lista! Ops...veja e observe se concorda comigo: parece que todas essas saudades foram situações com pessoas, lugares e descobertas em que a nossa verdadeira natureza livre, pacífica e alegre se manifestava. Então, saudade não precisa ser dolorida; ao contrario ela é o sinal de como, onde e com que tipo de pessoa nossa verdadeira natureza se manifesta. Revisitar saudades pode se transformar num exercício divertido para revisitar os lugares onde nossa luz brilhou e ser uma dica de como reacende-la quando se apagar: transformar a dor no peito que prende a alegria numa ausência serena e inspiradora. Porque afinal....nossa preciosa vida é agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário