quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Além do Carma





Na visão budista Carma significa que seja o que façamos, com nossos corpos, fala e mente haverá um resultado correspondente.
Até entre os Mestres existem diferentes leituras sobre o Carma.
Alguns dizem que por menor que seja o ato, por pouco que seja o veneno, por mais leve que seja o pensamento, por menor que seja a semente o resultado aparecerá multiplicado.
Buda disse: “não subestime ações negativas simplesmente porque são pequenas; uma pequena faísca de fogo pode incendiar uma montanha.”
Por outro lado, também disse:” não menospreze as pequenas boas ações, porque até gotas de água no final vão encher o um grande jarro.”
Mestres também dizem que a motivação de cada ato de corpo, fala e mente é o que dá o impulso para o resultado.
Toda ação é um movimento, seja de corpo, de fala e de mente como uma pedrinha jogada no lago.

Numa das aulas com Gueshe Sherab , aprendi as 4 fases de 100% do Carma:
1 – Intenção
2 – Preparação
3 – Ação realizada
4 – Satisfação pelo resultado
Seja para o bem ou para o mal, seja uma fofoca ou seja oferecer alimento a quem precisa o processo é o mesmo.
Cada fase representa 25% do Carma.
O resultado de cada fase será multiplicado por 10.
Você pode parar em cada uma das fases ou...chegar ao final.

E quando você reconhecer que a ação não foi a melhor ( não alimente culpa), se arrependa, se proponha não repetir, faça uma prece de purificação tipo Metabavana* e dedique suas alegrias a quem pode ter se sentido prejudicado.
TODOS os enganos podem ser purificados; tudo pode ser dissolvido, até o carma.

*METABAVANA
Que eu encontre a serenidade e supere os enganos.
Que eu encontre o caminho da serenidade e supere a origem dos enganos.
Que meus obscurecimentos mentais, aflições, apegos e condicionamentos possam ser dissolvidos e surgir em mim a lucidez completa e instantânea para tudo e para todos.
Que eu possa trazer vasto benefício aos seres e encontrar nisso a fonte da minha energia e da minha alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário