quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Ser capaz de ouvir qualquer coisa




Numa roda ou, num encontro de família, alguém solta uma opinião que assusta ou contraria a (nossa) regra vigente...
A resposta é retrucar imediatamente ou engolir...na maior parte das vezes....criar um outro momento para devolver ou pedir explicações.
Ser capaz de ouvir é uma arte.
Conferir (com calma) o que ouviu é uma arte maior ainda.
Tentar mudar a opinião do outro para defender a nossa é o comum.
Num treinamento fiquei responsável pelo suco de laranja do grupo durante as refeições; cada vez sobrava suco e a instrutora pedia para aumentar o numero de laranjas no espremedor....e eu retrucava, opinava, reclamava, argumentava e a caixa de laranjas continuava a aumentar.
Contra o argumento de desperdício vinha a explicação que era bom para a mistura dos porcos.
A raiva contra a japonesa aumentava.
Depois de 7 dias, na hora da roda de avaliação do trabalho eu tinha um script longo sobre as injustiças que tinha sofrido.
E aí, vi lagrimas da japonesa escorrerem....surgiram dúvidas....o que estava acontecendo?
Ela explicava que essa era a instrução que recebera para me ajudar “ralar” meu orgulho e prepotência. Aprender a humildade, e simplesmente escutar, obedecer, seguir com naturalidade....sem drama.
O apego aos pontos de vista é uma das origens do sofrimento; as outras são apego ilimitado aos prazeres e à auto importância.
Ser capaz de ouvir com tranquilidade é uma "ação de poder", que o que acontece não tire a estabilidade.
Voltando ao treinamento...era simplesmente para eu aprender a ouvir qualquer coisa.....



Nenhum comentário:

Postar um comentário