terça-feira, 24 de agosto de 2010

"`Para que tudo isso?"

Esta indagação foi feita pelo escritor Saramago revisando sua obra.

Cabe também a todos nós a mesma pergunta; nós, simples mortais vivendo uma vida aparentemente louca, com muito pouca explicação.

Será que esses horrores e desrespeitos que assistimos diariamente estão aumentando, ou sempre existiram e agora com a internet e a globalização vivemos isso em tempo real.



Até existe a brincadeira: se cercar vira um manicômio, se cobrir vira um circo.

Talvez o sentido seja que as histórias acontecem num manicômio com um picadeiro dentro; histórias do mundo e as nossas próprias histórias.



Até o amor pode ficar louco – pelo ciúmes, pelos condicionamentos, pelos medos, pelas heranças etc.



A questão é: como conviver com essa loucura toda! Como não perder a educação e a delicadeza; como manter o auto respeito.



Uma possível solução seja tentar encontrar a carência no ciumento, medo no agressor, a pobreza no avarento, a tristeza no palhaço, a palhaçada no dramático, a solidão no preconceituoso,

a vergonha no autoritário, a frustração no agressor, a depressão no viciado, a arrogância no excluído, a culpa no perdulário, as desculpas nos coitados(que sofreram o coito).



A compreensão gera paciência.



Porque os momentos de ciúmes, agressões, avarezas, tristezas, palhaçadas, solidões, vergonhas, frustrações, depressões, arrogâncias , culpas e desculpas disfarçam um suplicante pedido por amor.



E aí como diz a música:



“Deus conserve para sempre meu bom senso temperado a pitadas de loucura!!!!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário