terça-feira, 22 de março de 2011

Afinal...o que é iluminação?

“Para a maioria das religiões, um homem iluminado é aquele que consegue livrar-se de seu próprio egoísmo, entende que não passa de uma pequena peça – mas importante – no grande plano...........a maioria dos ensinamentos filosóficos ou religiosos é” apenas uma maneira de provocar, no interior de cada um, o contato com esta sabedoria...enterradadebaixo de muitas camadas de preconceito, culpa, confusão mental e idéias falsas a respeito de nossa própria importância.” Paulo Coelho na revista AT Tribuna.

Um dos primeiros avisos que ouvi durante ensinamentos budistas foi : “ se quiser seguir o caminho da espiritualidade, abandone o ideal de perfeição”
Somos todos imperfeitos e não tem nada errado com isso.

Mas a busca de Buda foi pela iluminação, não foi????
Ouço conhecidos acusarem a busca da iluminação como uma prepotência.

Bem...se o caminho para a felicidade é a humildade, como a busca pela iluminação é prepotente ?

Parece que não entendemos bem o que é felicidade, nem o que é iluminação.
Aliás não entendemos um numero grande de palavras e sentidos....e interpretamos com deformação as idéias.

A melhor definição de felicidade ouvi de Lama Michel:” felicidade é sentir-se confortável em qualquer situação, com qualquer pessoa, em qualquer lugar.”
Já para iluminação Lama Padma Santem coloca que é alcançar a lucidez, ou seja, perceber com clareza a realidade a caminho da compreensão da verdade.

Nas duas buscas o ponto inicial é aprender a viver no presente, sem se deixar arrastar nas lembranças do passado, nem se perder nos sonhos e expectativas do futuro.
O presente é a história que está acontecendo agora - resultado do que escolhemos e semente do que colheremos.

Para viver esta história de agora, o primeiro passo é :

Descobrir quais são as tuas contas, cada um paga a sua – não conseguimos mudar ninguém, nem “pagar contas” alheias – isso é auto-engano; você pode ajudar, mas não concluir o trabalho.
Contas quer dizer responsabilidades.
Ocupe-se em como você pode cuidar dessas tuas responsabilidades, até em como pedir auxílio.

A seguir:

Colocar em fila indiana os projetos, contas, dificuldades e deveres e ir dando conta do recado passo a passo.

Aceitar que a única pessoa que você precisa agradar é a tua consciência; é ela que vai te levar às próximas viagens. É ela, a consciência que está se expandindo.

Liberar-se do egoísmo de querer ser importante, para conseguir compreender as necessidades dos outros – isso alivia muito a necessidade da perfeição.

Não dar importância à opinião dos outros “queima” metade do stress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário