quarta-feira, 16 de março de 2011

As 3 peneiras

O texto abaixo, que consta ser de Sócrates, tem a textura budista e pode transformar-se numa orientação segura.
Aliás a leitura do livro”Sócrates, Jesus, Buda” é interessante e quebra fronteiras, que na verdade nunca existiram.

Um dos comentários SS Dalai Lama é sobre sua forte sugestão em abrandar as fronteiras e dissolver preconceitos, entre povos, classes, religiões etc

As três peneiras

As três peneiras
Augustus procurou Sócrates e disse-lhe:
- Sócrates, preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de...
Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- Espere um pouco Augustus. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
- Peneiras? Que peneiras?
- Sim. A primeira, Augustus, é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?
- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!
- Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Não, Sócrates! Absolutamente não!
- Então suas palavras vazaram também. A terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me desse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?
- Não Sócrates... Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.
E Sócrates sorrindo concluiu:
- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!
Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras pois pessoas sábias falam sobre ideias; pessoas comuns falam sobre eventos; pessoas medíocres falam sobre pessoas.

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário