sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Psicologia da compaixão

Psicologia da Compaixão

Compaixão é um termo que tem variáveis definições dependendo da formação de onde foi retirado o termo; pode ser confundida com pena, com tolerância, com paciência, com altruísmo, com dó, com perdão etc.

Na tradição tibetana o Budismo é muitas vezes descrito e compreendido como a psicologia da compaixão.
Nessa visão a compaixão é a nossa natureza mais profunda; ela nasce da nossa interconexão com todas as coisas.

Alan Wallace, um Mestre ocidental que ensina o Budismo Tibetano, dá o seguinte exemplo: imagine que você está na calçada, os braços cheios de pacotes. Você acabou da fazer compras no supermercado e alguém dá um encontrão violentamente: todos os alimentos voam e rolam pelo chão. Enquanto você se levanta no meio de um mar de molho de tomate e ovos quebrados, você está a ponto de gritar:”Imbecil! Não vê por onde anda? Você é cego?” Mas no momento que você está tomando fôlego para falar, você percebe que quem te machucou é cego; ela também caiu no chão no meio dos ovos rachados. No mesmo momento a tua cólera evapora, dando lugar a uma solidariedade compassiva:”você se machucou? Posso te ajudar a se levantar?”.
Assim é nossa situação.Quando realizamos com clareza que a origem da falta de harmonia e da miséria do mundo é a ignorância, é possível abrir a porta da sabedoria e da compaixão.

Quem busca o caminho do auto-conhecimento, da psicoterapia ou os ensinamentos espirituais possui suas confusões e aflições.O Budismo ensina que sofremos não porque somos imperfeitos, mas porque somos cegos. A compaixão é o antídoto para essa cegueira, e ela brota quando nos percebemos todos – nós, amigos,desafetos e pessoas indiferentes – na condição humana.

Jack Kornfield, Mestre Budista ocidental, descreve compaixão como a capacidade de olhar nossas lutas e dificuldades com um olhar bondoso.
Nós precisamos compaixão e não de raiva para nos ajudar a abordar com doçura o que nos causa problema e não nos fecharmos nos medos. Assim se opera a cura.

______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário