domingo, 3 de fevereiro de 2013

3º - Encontro com o silêncio-Shamata pura

1º passo – como cultivar um bom coração, cuidar de si e dos outros como se fossem todos nossos filhos – amigos, inimigos, desconhecidos – todos, sem exceção. O mantra que, sutilmente, facilita o bom coração é o mantra mais conhecido do budismo, o mantra que motiva à compaixão: “om mani peme hum” 2ºpasso – aquietar a mente no momento presente No 3º passo, com a mente já aquietada, levar a atenção aos sons do mundo sem criar histórias, sem interpretação, na tentativa de se misturar ao mundo sem preconceito. Misturar-se ao som da britadeira, das buzinas, da tosse de outros, dos ruídos e movimentos de uma criança, dos palavrões vindos da vizinhança, dos comentários estranhos etc. Perceber silenciosamente a transitoriedade de tudo. Esse é o treino de acolher as opiniões dos outros com tranqüilidade, sem sentir necessidade de concordar ou discordar, nem se explicar, nem se desculpar. Aprender a manter o coração sereno apesar das dificuldades. Junto aqui o poema 8 versos que transformam a mente: 1-Com a determinação de alcançar O bem supremo em benefício de todos os seres sencientes Mais preciosos que uma jóia mágica que realiza desejos Vou aprender a prezá-los e estimá-los no mais alto-grau 2-sempre que estiver na presença de outras pessoas vou aprender A pensar na minha pessoa como a mais insignificante dentre elas, E, com todo o respeito,considerá-las supremas do fundo do meu coração, 3-em todos os meus atos, vou examinar minha mente E, sempre que surgir uma emoção negativa, Pondo em risco a mim mesmo e aos outros, Vou, com firmeza, evitá-la e enfrentá-la, 4- vou prezar os seres que têm natureza perversa, E aqueles sobre os quais pesam fortes negatividades e sofrimentos Como se eu tivesse encontrado um tesouro precioso muito difícil de achar. 5-quando os outros, por inveja, maltratarem a minha pessoa Ou a insultarem ou caluniarem, Vou aceitar a derrota E a eles oferecer a vitória 6-quando alguém a quem ajudei com grande esperança Magoar ou ferir a minha pessoa, mesmo sem motivo, Vou aprender a ver esta outra pessoa Como um excelente guia espiritual* 7-em suma, vou aprender a oferecer a todos sem exceção Toda a ajuda e felicidade, por meios diretos e indiretos, E a tomar sobre mim, em sigilo, Todos os males e sofrimentos daqueles que foram minhas mães** 8- vou aprender a manter estas praticas Isentas das máculas das 8 preocupações mundanas*** E, ao compreender, todas os fenômenos, como ilusórios, Serei libertado da escravidão do apego. *guia espiritual = mestre que aceleram aprendizados importantes ** que foram minha mães, ou meus filhos; já que a filosofia budista acredita que tantos foram os renascimentos que todos fomos mães e filhos, uns dos outros. Sugiro que repita a figura, mãe ou filho, que mais despertar compaixão no seu coração. ***8 preocupações mundanas : Gostar de ser elogiado, não gostar de ser criticado Gostar de ser feliz, não gostar de ser infeliz Gostar de ganhar, não gostar de perder Desejar ser famoso, não gostar de ser ignorado

Nenhum comentário:

Postar um comentário