sábado, 15 de fevereiro de 2014
Métodos e Escolas budistas
Após a morte de Buda Shakyamuni, com o passar do tempo, a forma de praticar o Budismo foi se tornando peculiar a cada cultura que o recebeu e abraçando suas tradições.
Existem basicamente 3 formas de motivação que geram 3 tendências:
O Budismo Theravada, popularmente chamado de Hinayana ( pequeno veículo), como o praticado ao norte da Índia e Myamar.
É uma forma de treinar solitariamente buscando aperfeiçoamento pessoal, com a idéia de que o fato da pessoa se aprimorar individualmente já colabora com o todo.
O Budismo Mahayana (grande veículo), estudar, treinar e praticar os ensinamentos de Buda pelo benefício de todos os seres, como praticado na Ásia e no Japão.Interesse social que inclui também ensinamentos theravadas
O Budismo Vajrayana ( tantra) praticado nas tradições tibetanas, estudar, treinar e praticar os ensinamentos de Buda para o benefício de todos os seres ,através de métodos que permitem que isso seja realizado rapidamente. Escola que inclui ensinamentos das outras 2 escolas.
Com a ocupação do Tibet pela China e a fuga de milhares de tibetanos entre eles muitos Mestres de grandes realizações, essas 3 tradições estão se subdividindo em outras, ensinamentos oferecidos de varias formas, dependendo das circunstâncias. Um desses Mestres tibetanos foi Dilgo Khyentse Rinpoche, que viveu seu exílio no Butão e promovia a ideia de que deveríamos obter ensinamentos de varias tradições. Vale-à-pena descobrir essa figura, já falecida, bastante interessante na internet e no youtube.
E... assim eu ouvi de SS Dalai Lama sobre o Budismo Tibetano(“Minhas palavras”):
O Budismo chega ao Tibet no século VIII da nossa era através de Mestres vindos da Índia, principalmente Padmasambaba - Guru Rinpoche, tido como o 2º Buda e no século seguinte foi decretado ilegal pelo rei Lang-Dar-ma; ele fechou os monastérios que eram os locais dos ensinamentos mas, em lugares remotos ainda era possível manter a tradição.
No século XI surgiu uma confusão entre 2 abordagens à prática dos ensinamentos: o sutra ( caminho longo de treinamento) e o tantra (caminho rápido para expansão de Consciência).
Nesse mesmo século Atisha, um célebre Mestre Indiano, chegou ao Tibet e conseguiu reunir as varias tradições e formas de praticar o Budismo, monástico e leigo, e organiza-los. Ele é considerado autoridade no assunto por todas as escolas filosóficas.
No Budismo Tibetano existem 4 escolas: Nyngma, Sakya, Geluk e Kagyu. É um grave equívoco considerar que uma melhor que outra; todas seguem Buda Shakyamuni, todas combinam sistemas de sutra e tantra e “se especializam” em determinada área.
A escola Geluk, a qual pertence SS Dalai Lama, o foco é principalmente a medicina, embora ele cuide de todas as 4 escolas.
Nestes 21 anos de treinamento estudei principalmente com Mestres da escola Guelupa ( a tradição tibetana mais nova inaugurada pelo Mestre Tsonkapa no séc. XIV) e na tradição Nigma ( a mais antiga sec. VIII- a qual pertence Lama Padma Samten) e é nestas escolas que este Ciclo de Estudos se orienta.
Muitos pontos dos ensinamentos somos capazes de praticar imediatamente, outros vamos mantendo no coração para mais tarde.
Como diz SS Dalai Lama, o caminho do autoconhecimento e da espiritualidade ( perceber a realidade além dos sentidos físicos no nível sutil), não é um caminho fácil, nem depende de milagres do sobrenatural; é um caminho de determinação e perseverança dia-a-dia.
Mas vale cada pequeno avanço em direção à serenidade, à bondade e à lucidez.
Todas as tradições budistas iniciam seus estudos pelas 4 Nobres Verdades :
*o sofrimento ( insatisfações) existe, pela própria impermanência, falta de garantias, separações e dores
*o sofrimento tem causas: ignorância( não perceber a interdependência entre tudo), apego ( atração) e raiva ( aversão).Perceber os fenômenos e situações como concretos.
*é possível parar com essas causas: é possível realizar mudanças pela plasticidade da mente, hoje comprovado pela neurociência.Mudar o olhar.
*para isso existem caminhos, por exemplo:
caminho óctuplo ( theravada), para organizar comportamentos, o Vinaya
mais explicações sobre Caminho óctuplo, no anexo
6 paramitas(mahayana) treinamento da paciência, generosidade, esforço constante, moralidade, concentração e percepção da vacuidade e interfependência, os Sutras
Roda da vida, 3 venenos, 6 reinos, 12 elos interdependentes, estudo da psicologia budista(vajrayana) , o Abidarma
É possível até comparar esses 3 caminhos com as 3 faixas de respostas( e-mail 1, veja guia no anexo) que Lama Padma Samten se refere em seus ensinamentos
Ou ainda :
“A causa do sofrimento, da insatisfação, é o apego.( a identificação do eu com valores e objetos externos e o afastamento da realidade como na neurose)
O apego é causado pela ignorância.
A ignorância que causa o apego é a ignorância da verdadeira realidade, a ignorância de que todos os fenômenos da realidade são impermanentes como uma bolha prestes a estourar.
A ignorância da realidade produz o desejo/apego porque se acredita ser permanente o que é impermanente
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Hoje, com o surgimento da cultura de consumo baseadas não somente na posse e no prestígio social, como sempre aconteceu na história humana, mas também na capacidade de produção e consumo, a situação certamente ficou pior: a difusão das neuroses e, consequentemente, do sofrimento psíquico é um fato que pode ser constatado por qualquer pessoa.
O que nos torna neuróticos não é tanto a vida frenética, a over dose de possibilidades e ofertas, quanto a postura mental que assumimos a seu respeito: como se nossa felicidade dependesse realmente do sucesso. Isso produz o estresse mental , exatamente o contrario da serenidade.
A felicidade é essencialmente serenidade.
A serenidade é o termômetro de nossa felicidade,e não o sucesso.
Giulio Cesare Giacobbe
O texto desta semana “O Caminho da felicidade” é essencial; fala sobre as atitudes básicas e adequadas para ouvir, estudar e compreender os ensinamentos na preciosa condição humana.
4 pensamentos ( conhecimentos) que transformam a mente:
*preciosa condição humana
*impermanência
*carma- causa e efeito
*sofrimento – efeito da ignorância e dos enganos
Para saber mais sobre esse tema budista e outros leia “A Roda Vida” de Lama Padma Samten
Para receber o texto da semana escreva para artesdecura@netguest.com.Este ensinamento de Lama Padma Samten sobre a essência da natureza ilimitada é fundamental no caminho dos estudos.
Sugiro que leia em voz alta, pausadamente, compreendendo cada parágrafo.
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