terça-feira, 3 de abril de 2012

Silêncio, a pausa de ouro

“Penso 99 vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio – e eis que a verdade se me revela” Albert Einstein

“Vem comigo, vem
Já tenho quase tudo que me basta
A flor no pasto
A mesa posta
Minha música e teu calor
Agora só me falta aprender o silêncio.” O Silêncio Zeca Baleiro


Vivemos num mundo que nos distrai permanentemente. Existem varias coisas interessantes nos solicitando para todos os lados que olhamos; informações, sustos, produtos, serviços, viagens, diversões, profissões, especializações, doenças, sensações, internet, globalização etc etc etc

Tanta tecnologia criada para facilitar a vida e oferecer mais tempo para aproveitar, mas nos ocupamos tanto com as novidades e possibilidades que o tempo parece é encurtar cada vê mais.

Assim nem sobra tempo para se perceber, se ouvir e sentir a consciência; sabe para que serve fazer silêncio? Para encontrar respostas, fazer escolhas lúcidas e compreender a realidade.

Como ? fazendo silêncio para encontrar a tua natureza ilimitada, a tua verdadeira essência.

Não é um hábito da nossa cultura aprender a fazer silêncio de forma criativa.
O silêncio é o oposto à distração.
O silêncio é diferente de isolamento, da preguiça, de fuga das situações e dificuldades.
O silêncio não é para se excluir do mundo, muito menos para se distanciar das pessoas próximas ou distanciar o outro.
O silêncio é uma possibilidade de ouro para perceber o que agita a mente, ruídos, ansiedades, tristezas,doenças, medos. Esse treinamento de percepção nos torna mais presente.

Fazer silêncio por alguns minutos diariamente, uma ou varias vezes, é um presente que podemos nos dar para purificar nossas aflições, como se fosse um antídoto.
Silenciar a mente produz lucidez porque “decanta as impurezas” e torna a mente límpida.

É delicioso descobrir o valor da pausa, com ou sem motivo.

Uma sugestão interessante que ouvi de uma amiga de Sangha, a Dani: ter o costume de ao chegar em casa depois de um dia de atividades, soltar tudo e ficar 5 minutos sem fazer nada, sem querer resolver nada, apenas sentindo a energia circulando pelo corpo.
Confesso que estou tentando, mas como a força dos hábitos nos controla, preciso deixar recados perto da porta de entrada para lembrar dessa sugestão.

As estátuas de Buda também são um convite lindo ao silêncio, mesmo em meio a tantos ruídos.

Divirta-se no silêncio da cada dia.
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário