domingo, 18 de novembro de 2012

Breve roteiro para estudos do Budismo

Recebo vários pedidos de orientação nos estudo sobre o Budismo; existe, além dos Centros de Darma, vasto material disponível, escrito e na internet, vários Mestres de varias linhagens e fica difícil, de início, descobrir um programa pratico e lógico para o inicio do aprendizado. Tentando atender essas solicitações, construí o texto para o encontro virtual desta semana. *Budismo como atitude *Primeiros passos *Fato e pensamento *sofrimentos ( insatisfações) *5 emoções aflitivas, venenos e antídotos *6 respostas estreitas *samsara e nirvana *a flor de lótus *10 qualidades – inteligências *5 sabedorias – inteligências *4 ações *4 tipos de relações *3 categorias *dedicação (Estas idéias estão baseadas nas experiências que vivi com Lamas tibetanos, professores ocidentais do Budismo, varias leituras, observações e estudos que realizei por minha conta na convivência com vários conhecidos dos Centros de Dharma que também estão em busca de qual a melhor maneira de utilizar os ensinamentos budistas nos dias de hoje) O Budismo pode ser estudado junto ou separadamente como filosofia se a preocupação for metafísica, pode ser psicologia se a preocupação for o entendimento das questões mentais e emocionais nas relações e pode ser religião se a preocupação for uma convivência de grupo num determinado modelo de comportamento. No entanto se chegamos a compreender a essência do Budismo, descobrimos que ele é uma ATITUDE antes de tudo. Desenvolver esse roteiro é um caminho para construir uma ATITUDE BUDISTA para o dia-a-dia independente de qualquer rótulo. Nossos encontros virtuais ou presenciais são exatamente uma tentativa de colocar em pratica esse esquema na nossa vida comum. Primeiros passos: *Abandonar o ideal de perfeição *Perceber que não existem certezas absolutas *A possibilidade de separar dor( física e mental) de sofrimento, basta evitar o drama. Uma das formas de evitar o drama é reconhecer nas situações o que é o fato e o que é o pensamento sobre o fato. Fato é tudo o que pode aparecer na foto do fato – uma descrição sem adjetivos. Pensamento é a interpretação sobre a situação – o que vai escrito no “balãozinho” da foto para explicações. Pensamento é a interpretação pessoal, subjetiva. Equilibrar fato e pensamento é a sugestão inteligente, é o caminho do meio; é criar um olhar além da desordem. Se a situação é descrita num texto e os adjetivos forem cortados, o resultado fica bem próximo do real sem o drama. Buscar compreender que: Sofrimento é a diferença entre o que acontece e aquilo que gostaríamos que acontecesse. Os sofrimentos podem ser resumidos a : *Querer sentir prazer e tentar evitar a dor *Querer ser elogiado e evitar ser criticado *Querer ganhar e evitar perder *Querer ter boa reputação e evitara má reputação. O que está por trás desta “batalha”? 5 emoções aflitivas que são as fixações(marcas) mentais = 5 venenos mentais que destilamos em 2 movimentos, em nós (internamente)e em direção dos outros ( externamente) e seus respectivos antídotos: *Medo = incompetência (em mim) e inveja ( dos outros). Antídoto= AÇÃO *Orgulho = culpas( em mim) e mentiras(para os outos) Antídoto = NATURALIDADE *Raiva = frustração ( em mim) e agressividade ( para os outros) Antídoto = ACEITAÇÃO *Desejo ilimitado(posse) = ciúmes(em mim),insatisfação e julgamento( para os outros) Antídoto = LUCIDEZ ALTRUISTA *Ignorância = duvidas ( em mim) certezas ( para os outros) Antídoto = INTERESSE COM CURIOSIDADE Impulsionados por fixações mentais que geram essas 5 emoções aflitivas (que são 5 venenos mentais) surgem 6 tipos de respostas às situações da vida, que nos deixam presos à ilusão que somos separados e conseguimos resolve-las de forma independente e que, pela ignorância da interdependência e da impermanência de TUDO, aprisionam os seres a ciclos viciosos, às repetições de comportamento indesejáveis. Os ciclos viciosos surgem porque cada ser cria uma identidade. Cada identidade escolhe como vai viver esse personagem. Cada personagem constrói suas defesas. A cada defesa a identidade vai sendo reforçada e a sensação de separação da unidade aumenta. A solidão reforça o papel do personagem e as defesas aumentam.etc.etc. Essa criação dita 6 respostas de comportamento que são rodeadas por 12 elos que são os episódios de cada existência . Esse é o ensinamento budista tradicional “Roda da Vida”. Mas...nada á sólido, nada é permanente! E..além de impermanente, é imprevisível. As 6 respostas vindas de 6 paisagens mentais: 1- sentir-se como os soberanos poderosos “capazes de tudo”, divertir-se, divertir-se... como se a felicidade alcançada fosse durar para sempre.(reino dos deuses) 2- competir, competir, competir.....arremessados pela inveja para tentar tornar-se um soberano poderoso.(reino dos semi-deuses) 3- planejar de forma onipotente e obcecada um caminho para alcançar a felicidade como a dos soberanos através de valores relativos como se fossem absolutos.(reino dos humanos) 4- Repassar para outros a responsabilidade por sua felicidade, para suas necessidades e pelos seus insucessos.(reino dos animais) 5- Reclamar, reclamar...nutrir-se de insatisfação permanente.(reino dos espíritos famintos) 6- Raiva, ódio, rancor, vingança....caldeirão de fogo que arde para dentro e/ou para fora.( reino dos infernos) Esse é o mundo chamado SAMSARA, ciclos viciosos que aprisionam os seres nos sofrimentos, aparentemente sem saída. Mas é possível alcançar o NIRVANA, o lugar da nossa verdadeira natureza, da natureza primordial - um clima de paz, para isso existe o livre-arbítrio. No Budismo existe a flor de lótus como símbolo da lucidez. A lótus é uma flor que só nasce no lodo e mesmo assim, não se contamina, desabrocha ereta e lindamente alguns centímetro acima dele. O lodo é o samsara e flor desabrochada é o nirvana. A lótus mesmo tendo nascido do lodo não se identifica com ele, nem se macula e segue sua vida serenamente. Sentir-se em paz é uma escolha. O objetivo da construção da ATITUDE BUDISTA é sentir-se livre, lúcido e sereno em qualquer situação, com qualquer pessoa, em qualquer lugar. Um caminho possível para alcançar a meta da serenidade é a solidariedade lúcida,por exemplo, através do breve roteiro que segue: Breve roteiro Baseado no livro “Mandala do Lótus” de Lama Padma Samten “Na importa quanto poder ou recursos tenhamos, a felicidade dependerá de nossa dimensão de afeto, de carinho, de compaixão e de amor. Se não tivermos isso nossa vida vai parecer mais infeliz e sem sentido.” Desenvolver Habilidades nas 10 qualidades potenciais com as 5 sabedorias, em 4 ações, nos 4 tipos de relações, em 3 tipos de categorias. Um dia por vez, passo-a-passo,tanto quanto seja possível conseguir, como orienta SS Dalai Lama: 10 qualidades = inteligências Sementes prontas para brotar, basta fertilizar com o poder da atenção = dar prioridade a elas: 1.bondade amorosa (aceitar o outro como é) 2.compaixão (tentar o outro a sair do sofrimento) 3.alegria (contentamento e bom-humor) 4.equanimidade (igualdade) 5.esforço entusiástico (energia constante) 6. generosidade (dar ao outro o que ele precisa) 7.paciência ( esperar sem prazo) 8.concentração( manter o foco no presente) 9.moralidade ( pensar no bem comum) 10.sabedoria (perceber a interdependência) 5 Sabedorias Representada pelos 5 Diani Budas, nas suas 5 cores respectivas, são arquétipos para meditação: 1.verde – causalidade (capacidade de transformação) 2.amarelo ouro – igualdade 3.azulão – acolhimento 4.vermelho – lucidez 5.branco luminoso – transcendência às aparências 4 ações 1.atitudes de ações físicas. CORPO 2. as palavras usadas. FALA 3. pensamentos, interpretações. MENTE 4.“a janela”, o ponto-de-vista para a realidade.PAISAGEM 4 tipos de relação 1. consigo mesmo 2. com os próximos 3. com a sociedade 4. com o meio ambiente 3 categorias 1. VISÃO, o reconhecimento e a compreensão da habilidades. 2.MEDITAÇÃO, estabilização através do processo de silenciar a mente para “salvar” os aprendizados 3.AÇÃO NO MUNDO, o médico estuda não para se curar, ele trabalha para curar os outros, assim também, o caminho budista. Para se aprofundar nestes temas continue os estudos lendo também outros livros de Lama Padma Samten, você pode encontra-los em www.cebb.org.br DEDICAÇÃO: Além de dedicar este trabalho aos muitos Mestres que, com seus exemplos, palavras e inspiração me ajudaram no caminho do auto-conhecimento e na busca do sentido da vida, à minha família e em especial aos meus pais que estão deixando esta vida neste momento, peço permissão para, respeitosamente, copiar parte da mesma dedicação de Lama Padma Samten em seu livro “Jóia dos desejos”: ................................................... “Ao escrever este texto tentei imaginar os rostos de todos que foram passando pelos encontros nestes 12 anos, na tentativa que sirva para estimular a pratica e o contato com darma entre aqueles que se aproximam desse caminho maravilhoso e raro. Não olhem de modo formal o que está escrito. Sintam a motivação e tentem entender como isso pode ser aplicado na sua vida. Ao tentar compartilhar e repassar por escrito parte dos ensinamentos que aprendi, pensei em você e também nos muitos seres que uma vez passaram perto de mim, que me olharam com confiança, indiferença ou aversão, e que não pude ajudar por não ter tido clareza nem habilidade. Gostaria muito que este texto fosse de inspiração para eles e também para os que, por alguma razão, sentiram-se afetados ou perturbados por mim. Volto o pensamento a todos os seres anônimos, onde quer que estejam, que perderam a vida ou colheram sofrimento simplesmente devido à minha existência. Dedico ainda este texto a todos os que têm amigos, namorados, filhos, marido, esposa, pai, mãe e que desejam que o darma chegue a eles.” ..................................................................................... Agradeço os ensinamentos e a presença de Padmasambava que iluminam meu caminho hoje, iluminem minhas vidas futuras e perdurem na vida do planeta para o benefício e liberação de todos nós. Que possamos todos reconhecer , que na essência, além das experiências, somos apenas e maravilhosamente, pontos de luz no infinito.

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