quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Por falar em raiva

Ciúme e inveja são filhotes da raiva e raiva embutida é..........bem esse é um assunto para um outro dia. Assim como prometido, vamos falar da raiva ou...das raivas. As sensações da família da raiva vão desde tristeza até ódio, passando pela mágoa, revolta, amargura, vingança, frustração, decepção, rancor, agressividade, vingança e ódio. Essa família está voltada para o passado; não é possível sentir raiva do futuro, do que ainda não aconteceu. Mesmo o que está acontecendo ao mesmo tempo já é passado. A raiva não é exatamente contra alguém; é contra algo que esse alguém fez, ou de uma situação específica criada. Então...alguém teve uma atitude e eu me sinto atingida porque contrariou meus interesses, minha crenças. Por isso ciúme e inveja são filhotes da raiva: contrariam nossos interesses. A raiva é sempre uma resposta do apego às nossas crenças; a gente queria que tivesse sido do nosso jeito. Sentir raiva é humano, enlouquecer de raiva é animal. A questão não é não sentir raiva. A questão está em como responder às raivas....como nos “defender” do que nos sentimos agredidos. Muito insano: o outro faz e eu que me sinto agredido – como construir uma distância ? Existem respostas externas: responder, desabafar, disfarçar, chorar, devolver a agressão, armar uma vingança, ironizar, usar o sarcasmo etc Existem respostas internas: engolir a raiva, deprimir, se isolar, adoecer e o pior, desorganizar a mente. As neuroses, obsessões, psicoses etc têm uma grave componente de raiva embutida. A raiva é uma loucura inútil. Até na justa indignação é preciso se manter estável na firmeza para incentivar mudanças. A saída é mais do que aceitar as incoerências, mais do que ter paciência, é desistir das crenças; é escolher se libertar das nossas razões. Abandone as certezas! Aproveite o tempo precioso que a vida está te dando; não desperdice energia, não vale à pena. Use a Energia e teu Tempo para algo mais interessante e útil. Porque... tudo está certo, mesmo que eu não entenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário